Habilite o javascript em seu navegador para melhor visualzação.


Menu menu
Logo principal

CIS Paraná Centro

Consórcio Intermunicipal de Saúde Paraná Centro

Quem Somos

O Consórcio Intermunicipal de Saúde - CIS Paraná Centro é composto pelos Municípios de Boa Ventura de São Roque, Iretama, Manoel Ribas, Mato Rico, Santa Maria do Oeste, Laranjal e Pitanga, Municípios estes que integram a região central do Estado do Paraná. O CIS Paraná Centro foi fundado em Pitanga, onde é sua sede, aos 15 dias do mês de março de 2011, atendendo em seu início, uma população de aproximadamente 80.909 mil habitantes.

É constituído sob forma de Consórcio Público, com personalidade jurídica pública, e natureza jurídica autárquica, sem fins lucrativos nos termos da Lei Federal nº 11.107/2005, art. 241 da Constituição federal.

Este Consórcio é integrante da ACISPAR, Associação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde do Paraná.

O CIS Paraná Centro tem, dentro seus objetivos, a viabilização de infra estrutura da saúde regional, na área territorial de sua abrangência, como também assegurar à prestação de serviços no nível secundário de atenção a saúde da população dos municípios consorciados, de maneira eficaz, prevendo uma atuação nas áreas de: consultas médicas e exames especializados, procedimentos cirúrgicos, contratação de profissionais para atendimento de serviços técnicos, conforme necessidade dos municípios consorciados.

Desde o início de suas atividades prestou seus atendimentos em estrutura física, cedida pela Prefeitura Municipal de Pitanga. Hoje, em espaço mais adequado, inauguramos esta nova sede podendo com isso acomodar melhor todas as pessoas que para cá são encaminhadas.

Os municípios consorciados utilizam dos serviços do CIS de acordo com as suas necessidades e demandas. As especialidades médicas que são oferecidas à população de abrangência do CIS são: ginecologia, ortopedia, otorrinolaringologia, anestesiologia, urologia, neurologia, cardiologia, cirurgia vascular, oftalmologia, cirurgia geral, gastroenterologia, endocrinologia e dermatologia.

Os exames e procedimentos realizados na estrutura do CIS são: eletrocardiograma, eletroencefalograma, videolaringoscopia, videonasofibroscopia e colposcopia, cauterização nasal e uterina, curetagem de cerumem, infiltrações, tamponamento nasal dentre outros procedimentos.

Em Hospitais e Clínicas Médicas credenciadas são realizados exames como: urodinamica, urotomografia, cistoscopia, biópsia da próstata, mapeamento cerebral, risco cirúrgico, teste de esforço, holter 24 horas, ecocardiograma, endoscopia digestiva, ressonâncias magnéticas, tomografias, ecografias dentre outros. Além destes exames, ainda são ofertados exames de RX, laboratoriais, audiometria, impedanciometria.

Os procedimentos cirúrgicos são realizados junto ao Hospital São Vicente de Paulo de Pitanga.

Os municípios podem utilizar do CIS para contratação de serviços médicos, de fisioterapia, de psicologia e outros conforme previsto.

Em 2013 o Consórcio atendeu o total de 6.298 pacientes.

Em 2014 foram 12.998 pacientes atendidos pelo CIS Paraná Centro.

Em 2015 um total de 11.185 pacientes contemplados pelos serviços oferecidos.

Em 2016 totalizamos 10.066 atendimentos.

Em 2017 fechamos o ano com o número de 29.285 pessoas atendidas pelo nosso Consórcio.

A equipe de funcionários é relativamente pequena para a demanda atendida pelo CIS Paraná Centro fazendo com que as despesas fixas mensais se tornem de baixo custo favorecendo os municípios em seus repasses. O CIS Paraná Centro é composto de Coordenadora Executiva, Diretora Administrativa, Diretora Técnica, Técnica de Enfermagem, Assessoria Jurídica e Contábil. Importante ressaltar que a Coordenadora Executiva e Diretora Administrativa estão sempre se aperfeiçoando com cursos de especialização oferecidos pelo Tribunal de Contas, Secretaria de Estado da Saúde e ACISPAR.

O atual presidente do CIS PARANÁ CENTRO é o Sr. Maicol Geison Callegari Barbosa, prefeito de Pitanga, mandato 2017 – 2018.

O Consórcio CIS Paraná Centro é hoje um prestador de serviço especializado de relevante importância para a região central do Paraná. Faz sistematicamente parte de todo processo de saúde pública da nossa área de abrangência. Sem dúvida exerce papel fundamental na vida dos pacientes e familiares que buscam atendimento resolutivo, humanizado e de qualidade. Para os municípios consorciados é forma eficaz e certa de encaminhamentos de pacientes através do TFD (Tratamento Fora de Domicilio). Prefeitos, Secretários Municipais de Saúde, Equipe de Funcionários e população de todos os Municípios consorciados, com toda certeza, se sentem orgulhosos de fazer parte desta estrutura regional de saúde.














Última atualização do site em: 19/10/2020